Mercados

Dólar sobe após União Europeia proibir importação de petróleo russo

31 maio 2022, 9:04 - atualizado em 31 maio 2022, 9:11
dolar
Os índices futuros nos Estados Unidos operavam todos no vermelho pela manhã. (Imagem: freepik)

O dólar avançava na abertura do pregão desta terça-feira (31) após o consenso de líderes da União Europeia em proibir a exportação de petróleo russo para o bloco de 27 países.

Por volta das 9h05, a moeda americana subia 0,33% contra o real, a R$ 4,7685, enquanto o índice DXY tinha ganho de 0,24%.

Segundo o presidente do conselho da UE, Charles Michel, a medida abrange imediatamente mais de dois terços das importações de petróleo vindo da Rússia.

Os líderes também concordaram em vetar o maior banco russo, o Sberbank, do sistema Swift e proibir mais três emissoras estatais russas, acrescentou.

Segundo o analista de renda variável do BTG Pactual, Jerson Zanlorenzi, a proibição tende a gerar mais volatilidade sobre a matriz energética, pressionando o Banco Central Europeu a acelerar o aperto monetário, para acompanhar o Federal Reserve (Fed).

“Mais juros acabam tirando o apetite para a Bolsa”, lembra.

Os índices futuros nos Estados Unidos operavam todos no vermelho pela manhã, com o S&P recuando 0,45%. Na Europa, o Stoxx caía 0,30%. Já o Ibovespa futuro subia 0,47%.

Na Ásia, as Bolsas fecharam em alta, com exceção de Tóquio, após a China informar que a atividade industrial no país caiu a um ritmo mais lento em maio diante do alívio das restrições contra a Covid-19 nos principais centros de produção.

Os controles de movimento, no entanto, continuaram a pesar sobre a demanda e a produção, levantando preocupações sobre o crescimento econômico no segundo trimestre.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.